COLOMBO DARÁ DECLARAÇÕES

( Publicação de 04 de fevereiro de 2011- migrada do blogspot)

A especulação não pode ocupar o espaço da reportagem investigativa nas redações

A metáfora é mais ou menos esta: Colombo pôs de pé um ovo para comprovar a um nobre enciumado, que não é qualquer um que poderia descobrir as Américas. Pôs de pé um ovo e pronto. Mas, as pessoas insistem em questionar  se o tal ovo, estava ou não cozido,  se a casca foi quebrada aos poucos com batidinhas, enfim, o que teria feito o tal Colombo para pôr de pé o tal ovo.

Ando percebendo que o jornalismo anda assim, de repente não importa se um ovo foi posto de pé, ou se as Américas foram descobertas e muito menos a origem de uma grande ideia. O lance é especular.

Especula-se tanto, que ao invés de se entrevistar o copeiro do banquete para saber do cozimento do ovo, o Colombo para saber o processo de quebra, o nobre enciumado que foi testemunha ou até mesmo um físico sobre as possibilidades de um ovo ficar de pé, alguns jornalistas andam especulando o futuro do tal ovo.

Não estou aqui só julgando colegas de profissão (quem sou eu para tanto?) e não acreditem que todos os profissionais do jornalismo andam sofrendo desse mal, mas é que alguns companheiros andam exagerando na dose. De tal forma que para compor os Ministérios da Dilma (PT) a imprensa andou noticiando uma pá de nomes e cargos que dava dó, e quando vieram os nomes, “putz”! Foi tanta “barriga” que nem dava para disfarçar.

Esse lance de especular pode acabar muito mal, afinal o que não foram os casos Ibsen Pinheiro e Escola Base, se não uma montanha de especulação da imprensa brasileira? Conforme ela mesma analisaria mais tarde, ávida para saciar a sede de furos dos leitores e donos de jornal, que estavam acostumados com os escândalos diários do ex-presidente Collor.

Mas, a culpa disso, não é de todo desses jornalistas. Com tanta pressão para furos, deadline e pouco espaço para o jornalismo investigativo, tá faltando no mercado “caras’ como Ricardo kotscho ou Caco Barcelos. Faltam e fazem falta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s